No final de semana de 31 de outubro tive a oportunidade de ajudar a fazer uma leitoa à pururuca na fazenda dos nossos amigos Rico e Luanda.
Eu já tinha feito leitoa em forno à gás e elétrico e, em ambos casos, fui obrigado a usar a técnica do óleo quente para pururucar o couro.
No forno à lenha, não precisamos deste artifício.
Temperamos a leitoa com sal, pimenta do reino, cebola, alho, etc...Não fizemos mariada...eu estou cada vez mais cético com deixar o bicho boiando numa bacia por um dia. Além de fazer a maior sujeira, acho que temperar "a seco" dá o mesmo resultado!
Forramos a forma com o mirepoix (cebola, cenoura, mas faltou o salsão), um pimentão, bastante tomilho, salsinha e cebolinha, meia garrafa de vinho e colocamos a digníssima (sem a cabeça, atendendoa pedidos femininos) no forno, coberta com papel alúmínio.
O forno estava pré-aquecido (devia estar em torno de uns 180 a 200 graus), e mantivemos ela lá dentro, quietinha por umas 3 horas. Depois disto tiramos o aluminio para corar, sempre com a temperatura média por mais um tempinho. 15 minutos antes de servir, colocamos bastante lenha, o fogo cresceu e a temperatura subiu muito!
Foi o suficiente para o couro "pipocar"e pururucar!
Ficou PERFEITA!!!!
Preciso fazer um forno destes em casa...
Vamos em frente!
uh ficou uma delicia... dificil e manter o peso nessas ocasioes!!!
ResponderExcluir