sexta-feira, 18 de abril de 2014

Plainas 7: as "bevel up"…ou "low angle"



As plainas "block" têm uma grande diferença em relação às plainas de bancada padrão: a lâmina é assentada diretamente na base da plaina, sem o conhecido "frog" (em português eu encontrei "contra-ferro inferior") e com o gume para cima ("bevel up")

Pois há um outro grupo de plainas que também tem a lâmina fixada da mesma maneira  ao corpo da plaina e que são conhecidas como plainas "low angle" (ou ângulo baixo) ou às vezes como "bevel up"


Estas plainas são muito versáteis e podem, com mais de uma lâmina atender a vários objetivos diferentes.

As lâminas são assentadas a 12 graus, têm o gume virado para cima, e com o gume primário em 25 graus, dão um ângulo de ataque de 37 graus. Este ângulo, permite o trabalho da plaina no sentido perpendicular à fibra de forma muito eficiente. Um gume secundário de 33 graus a coloca na mesma condição de uma plaina de bancada padrão, com ângulo de ataque de 45 graus. Com um gume secundário de 38 graus, temos um ângulo total de ataque de 50 graus, muito eficiente para madeiras duras e de fibras que mudam de direção constantemente, evitando o desagradável "tear out", que são aquelas marcas difíceis de tirar, que são as fibras quebradas.

Logo, uma plaina destas com um jogo de duas ou três laminas, cada uma com uma afiação diferente, proporciona uma gama de serviços diferentes de forma bastante eficiente e para vários tipos de madeira diferente.


Nas plainas Stanley, são as modelos #62 ("jack") e a #164 ("smooth"). São plainas difíceis de encontrar no exterior, e aqui devem ser raríssimas. Dada a versatilidade destas plainas, tanto a Lie-Nielsen como a Veritas tem seus modelos "bevel up" semelhantes às Stanley, mas ainda adicionaram plainas "jointer" e "jack rabbet".

Próxima…




Nenhum comentário:

Postar um comentário