quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Livos: Encaixes

Um dos grandes desafios e prazeres na marcenaria, são os encaixes.

A precisão necessária, a estrutura mecânica, e as várias opções me levaram a estudar as técnicas para fazer estes encaixes.

Eu tenho dois livros unicamente dedicados a encaixes:

- Woodwork Joints (Charles H. Hayward)



- The Art of Japanese Joinery (Kiyose Seike)


O primeiro livro já está fora de catálogo, mas é facil de achar em sebos no exterior (é um livro relativamente barato) e mostra todos os encaixes "clássicos", como fazê-los e calculá-los. É um livro originalmente editado em 1950, então ele mostra a forma de fazer de acordo com as ferramentas da época, o que é indiferente no meu caso, pois ferramentas manuais não mudaram significativamente.

O segundo, ainda se encontra em catálogo, tem em várias lojas de livros (amazon, etc...) e trata dos encaixes japoneses, principalmente os usados na construção civil. Ele não mostra como fazer, mas tem várias estruturas diferentes e interessantes.

Estes livros fala exclusivamente de encaixes, mas há vários outros livros, mais abrangentes, que também falam do mesmo assunto. Como em quase tudo na marcenaria, existem muitas maneiras diferentes de se fazer o mesmo encaixe, e vale a pena procurar a que seja mais adequada às suas habilidades.

Como grande parte da literatura voltada para marcenaria, ambos sãm escritos em inglês.

Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário