sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Pedras para afiar: retificar (um detalhe importante)

Imagine a seguinte cena: você vai ao açougue da esquina, aquele cujo açougueiro te conhece pelo nome. Você faz o pedido e ele dá uma passada de faca naquela pedra de afiar, já meio deformada, gasta no meio e marcado pelo uso de longo prazo e…pode parar…o restante não é relevante. (e talvez fora da realidade, pois grande parte dos açougues fecharam e creio até que o uso de pedras para este fim já deve estar em desuso, substituido pela chaira)

Pois aquela pedra até poderia ser boa para a faca, mas se você considerá-la para suas ferramentas, fará um enorme mal às suas ferramentas. Exceto quendo uma curvatura no fio é recomendado, você precisa de uma pedra plana para fazer um fio reto e a única forma de obter uma pedra plana é retificá-la sempre antes de nova afiação. É disto que trata estes "post".

O processo é simples…algumas folhas de lixa (220 e 120), uma régua e lápis…risque a pedra (como na foto abaixo), e com a lixa numa suprfície plana (granito ou vidro, por exemplo)…


Aqui é a pedra antes da retificação…é preciso riscá-la, não apenas para verificar que não está plana, mas também para saber o ponto de parar de gastá-la…


Depois de algumas passadas na lixa…vê-se claramente que no miolo da pedra ainda tem um "buraco"…


E a qui a pedra pronta para nova rodada de afiação…note estas setas na lateral…eu só gasto um lado da pedra, e sempre sei que está retificada…como eu sei?

Porque ao invés de retificar antes de começar, eu retifico depois de afiar…sempre na certeza que estará pronta na proxima vez!

Vamos em frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário