quinta-feira, 5 de junho de 2014

Plainas: custo x benefício

Em dois tópicos recentes no GDM foram abordados a questão do "importado x nacional" e uma outra que desviou para a questão da versatilidade de uma ferramenta. Estas discussões estão relacionadas com a questão do "custo x benefício", dado que as ferramentas de maior qualidade são importadas. E as importadas de qualidade custam caro no exterior e aqui ainda mais pela questão dos impostos. Então vamos pensar no custo x benefício.

Custo x Benefício nada mais é que maximizar o recurso disponível (dinheiro) para obter o maior retorno possível (bem ou serviço), ou seja, o quanto você quer gastar para se satisfazer mais. Isto depende de cada pessoa, de quanto ela tem de renda ou reserva e de como cada um gasta o seu dinheiro. Tem gente que se contenta com coisas mais simples, tem gente que prefere coisas mais "complexas".

Eu sempre prefiro ter menos ferramentas, porém ferramentas de melhor qualidade. Existem ferramentas de todos os gostos, das mais baratas às caríssimas e eu não vejo razão para comprar uma ferramenta ultra sofisticada, de materiais extremamente modernos ou ferramentas feitas artesanalmente cujos preços são estratosféricos. Mas não me arisco numa ferramenta de qualidade inferior ou duvidosa. Meu recurso não é escasso, mas também não sobra para arriscar com um produto que durará pouco ou vai consumir tempo para atingir o grau de funcionalidade que eu exijo.

Dito isto, uma outra opção que eu adotei foi de usar ferramentas versáteis e evitar feramentas que tivessem um uso muito específico. Minha primeira plaina foi uma "block", que era "rabbet", o que me poupou de comprar uma "shoulder" durante muito tempo.  Tenho uma #5 1/2 (a verdadeira "jack"), que usei para vários trabalhos, desde desempeno, desengrosso (se não for muito expressivo) e acabamento. Ao longo do tempo comprei uma "smoother" e, mais recentemente, uma "jointer".

Acredito que desta maneira eu racionalizei meus recursos, comprando ferramentas que durarão o resto da minha vida e ainda poderei passar até para o meu neto. Se precisar de dinheiro, são ferramentas que perderão pouco valor e poderei me desfazer delas num "piscar de olhos".

É assim que penso e assim que faço, mas cada um faz o que quer.

Vamos em frente!



Nenhum comentário:

Postar um comentário