"Anônimo1 de fevereiro de 2013 16:39
"
Um leitor anônimo postou o comentário acima no post "Esquadro Incra 7": preço lá e cá".
Eu realmente poderia ter comprado em vários outros lugares, que não declaram o valor e, assim, não pagaria os impostos. Isto estava no post, mas decidi fazer diferente e comprar regularmente, pagando impostos e por isto comparei com o preço da Amazon, que só entrega no Brasil mediante pagamento de impostos. Cada um compra como quiser, eu já comprei e recebi mercadorias sem ser tributado e, neste caso, é uma questão de sorte. Até ai, estamos de acordo.
A discordância está na conclusão: "(...) Os preços na Brasil Tools são muito caros (...) O oportunismo no Brasil impera"
Esta é uma generalização simplista e, na minha visão, erronea.
Os preços são caros? Sim, são.
É lucro ("oportunismo") do comerciante? Não necessariamente.
Eu mostrei na simulação de compra da Amazon o quanto pagamos de impostos...o que não fica explicito quando compramos qualquer coisa no Brasil*. Como demonstrado no post, 48% do preço final são impostos! Ou seja, se o pessoal da ToolsBr paga os impostos, o lucro deles não é tão grande assim e dai a chama-los de "oportunistas" é me parece leviano. Na minha compra, recebi nota fiscal.
"Oportunista" e "caro" é o nosso governo que cobra 48% do preço final em quase todos produtos que compramos...
Eu fiz a opção de receber em casa depois de três dias, com risco baixo de extravio, pagando em reais e se quisesse parcelaria em X vezes, o que para mim, foi interessante.
Cada um compra como quer!
Henrique
* Foi aprovado na camara e no senado, depois de mais de 10 anos de "gaveta", o projeto de lei que obriga que seja discriminado na nota fiscal o quanto foi pago em impostos (como nos EUA e Europa). Até agora a nossa Presidente não sancionou a lei. Por que será??