sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Turbinando uma plaina...

Record #6 (anos 50), Lie Nielsen 5 1/2 e Stanley #12 (pré-2å guerra)

Plainas Stanley (Bailey e Bedrock) e Record antigas são reconhecidas como muito superiores às fabricadas atualmente. Concorrendo com estas plainas antigas estão as fabricantes de ferramentas "premium" atuais como Veritas, Lie Nielsen e Clifton.

Conjuntos lâmina-chipbreaker Record e Lie-Nielsen

O que diferencia estas três últimas das plainas antigas são as lâminas. Os fabricantes de ferramentas "premium" de hoje utilizam lâminas muito mais grossas que as lâminas antigas e os aços atuais, mais modernos como o A2 e O1 mantém o fio por mais tempo, reduzindo o número de afiações e a durabilidade da lâmina.

Conjuntos lâmina-chipbreaker Record e Lie-Nielsen

Para quem tem uma plaina antiga, uma forma de "turbinar' é comprar uma lâmina nova. A Lee Valley, a Lie Nielsen e a Hock Tools oferecem lâminas para estas plainas.

A minha plaina raspadeira #12 vai precisar de uma lamina nova, até porque a lâmina atual não é a lâmina original e é muito fina. A plaina Record talvez mereça outra lâmina, mas não é para o momento.

Henrique

2 comentários:

  1. Posso só comprar a lâmina ou tem que pegar o chipbreaker no pacote?

    ResponderExcluir
  2. Fora do Brasil são vendidos separadamente...aqui no Brasil também, mas eu so vi venda de lâmina...nao me lembro de ter visto chipbraker para vender

    ResponderExcluir