Barriletes/Holdfasts

Barriletes e Holdfasts

A primeira vez que ouvi o nome barrilete foi na feira de antiguidades da Praça Benedito Calixto, com o colecionador e negociador de ferramentas, Jayme Baccari, que me ofereceu um "pequeno" artefato de metal que deveria pesar mais de 5 quilos, tinha uns 50cm de comprimento e 4cm diâmetro. Foi quando me dei conta que o nome em português do que eu conhecia como Holdfastbench hook ou hold down das minhas revistas e livros de marcenaria, todos em inglês, era barrilete (do francês barillette). Logo depois, encontrei um tópico no fórum do Guia do Marceneiro (GDM) falando da mesma ferramenta e quem abrira o tópico tinha sido o Jayme.

São várias as imagens desta ferramenta em pinturas e gravuras antigas, com bastante destaque nos livros de marcenaria do  francês Andre Roubo. O barrilete também era usado, numa versão menor, em serviços de ferraria/serralheria (blacksmith), que ao mesmo tempo  fabricavam os mesmos para os marceneiros e carpinteiros. Assim como para várias outras indústrias, em algum momento dos anos 20 os fabricantes de ferramentas passaram a oferecer outras formas de fixação (uma mudança tecnológica), provavelmente com mais “appeal” ou praticidade, levando ao desuso e quase esquecimento do barrilete.

 Imagem 1. Bancada o barrilete indicado pela letra “V”

Eu me interessei por eles quando comecei a projetar a minha bancada de marceneiro e percebi que além de simples, eles tem um papel complementar à morsa (torno) da bancada, funcionando com bastante eficiência. Como mecanismo de fixação na bancada, ele substitui os grampos com a vantagem que, dependendo do posicionamento dos furos, estes alcançam a parte intermediária do tampo, além de funcionarem de forma prática.

Imagem 2. O barrilete em corte transversal, mostrando os três pontos de apoio

O barrilete é uma ferramenta simples, uma barra cilíndrica de aço em forma de 7, com um ângulo em torno de 83°, que funciona sob efeito do atrito e das forças originadas pela tenacidade do aço, característica oposta à dureza, que faz com que o aço volte à sua forma original quando não existe força aplicada (característica da mola). A fixação é feita nos furos no tampo ou perna da bancada e como o ângulo formado por este 7 é menor que os 90° formados pela plano do tampo e o furo, são formados três pontos de contato. Sob pressão, o atrito impede que o barrilete se solte.

O funcionamento também é bem simples, uma pancada com o malho ou martelo de borracha em cima para fixar na bancada e uma pancada na parte de trás para soltar (imagens 3 e 4). Existe um modelo mais sofisticado cuja pressão é exercida por um parafuso, sem necessidade de uso de malho ou martelo, mas eu nunca utilizei um destes e prefiro não opinar a respeito.  Eu acredito que o barrilete consiga suprir grande parte do serviço de fixação numa bancada, o que me leva a acreditar que esta ferramenta é uma boa opção para quem está montando o seu arsenal de ferramentas. Além disto, pela rusticidade e simplicidade ela pode ser usada ainda na fase de construção de uma bancada. A desvantagem do barrilete é o seu tamanho, que impossibilita o uso em peças menores ou frágeis, pois não se tem muito controle da força aplicada.

Imagem 3. Fixando  uma madeira na bancada

Imagem 4. Para soltar o barrilete

Na minha bancada eu tenho um par, mas já penso em adquirir um par extra. Eu ainda fiz duas tiras largas de couro para evitar que estrague ou marque a madeira (imagem 5). Os meus foram fabricados pela Gramercy Tools de Nova Iorque e para manutenção basta passar uma lixa mais grossa (60 ou 80) de vez em quando, no sentido transversal, para aumentar o atrito entre a madeira e o aço e evitar o excesso de ferrugem com algum óleo.

Imagem 5. Tiras de couro para proteger a madeira

No Brasil, infelizmente não temos nenhum fabricante de barriletes e, como falei logo no início, as poucas vezes que vi um destes foram na feira de antiguidades e em sites de vendas de objetos usados.  Entretanto, está aí uma oportunidade para os empreendedores locais, porque o barrilete é de fácil construção e tem um custo baixo, o que o torna atraente num país como o Brasil. No exterior o número de fabricantes e modelos disponíveis vem crescendo, em grande parte pelo movimento de ressurgimento das técnicas antigas, muito presente em matérias de revistas de marcenaria. A faixa de preço é bem grande, com alguns custando menos de US$ 20,00 (cada), porém o custo do frete é alto por conta do peso.

Abaixo são listados alguns links, com artigos que foram fonte para este trabalho, lojas que vendem barriletes no exterior e outros links relacionados no texto.

Artigos:
- Popular Woodworking





Fornecedores:
- Tools for Working Wood (Gramercy Tools)

- Lie-Nielsen (Lie-Nielsen)

- Lee Valley (Veritas e Gramercy Tools)

- Higland Woodworking (Lie-Nielsen, Veritas e Auriou)


Outros:
- Ferramentas antigas

- Guia do Marceneiro

- udi&grude


Informações importantes

Este texto foi produzido pelos autores do blog udi&grude (www.udigrude.com.br e www.udigrude.blogspot.com.br) e a sua reprodução está sujeita à autorização dos autores.

O blog e os autores não têm nenhuma relação comercial com as empresas e pessoas citadas neste texto.






4 comentários:

  1. Boa tarde amigo, seu site quase que obrigatório para quem gosta das old tool assim como eu, temas bem elaborados show de bola...

    ResponderExcluir
  2. Muito boa Matéria , aprendi muito sobre ferramentas , quero fazer uma bancada também , parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. O texto está muito claro e didátido, obrigado pelas informações. Achei muito bacana a idéia do uso do couro. Um abraço Henrique.

    Cosme

    ResponderExcluir