quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Furo (ou fura) feito "a mão"


Esta semana fiz os dois últimos encaixes no tampo usando formão "normal", bedame e a plaina de rebaixos. Como a madeira é peroba rosa (dura) eu também usei o malho. Fiz uma sequencia de fotos para mostrar como foi feito.

1) Marquei a lápis e depois com um estilete a área do corte a ser feito. Deixei em cada borda menor um espaço de 1 a 2mm. A partir disto fui fazendo pequenos cortes com o formão, acompanhando as bordas maiores...


2) Como o formão bedame mais largo que eu tenho é de 1/2" e o furo era de 1", precisei fazer este furo em duas "linhas" de corte...


3) Cada um destes cortes foi feito com aproximadamente 2 a 3mm de profundidade...


4) terminada esta primeira "camada" de pequenos cortes, eu removo toda a "sujeira" com o dorso do formão...


5) dou uma acertada nas laterais* com o formão normal...


6) repito o mesmo processo até chegar próximo do fundo...


7) Quando eu uso a plaina de rebaixos** para a limpeza e nivelamento da profundidade...



8) Faço a limpeza da bordas menores (aqueles 2mm) com o bedame e com o formão normal...

 9) e está pronto...

Observações:

* quando o furo tem a mesma largura do formão a borda fica mais limpa, e o acerto das laterais com o formão normal não é tão necessário

** se o furo fosse mais profundo, ou menor, a plaina não poderia ser usada. Mas como ambas situações permitiam o uso da plaina, optei por fazer um buraco mais "bonito" e "limpo".

Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário