domingo, 21 de agosto de 2011

Ferramentas: Raspadeiras


As raspadeiras, ou raspilhos, são ferraments básicas, baratas e injustamente relegadas a um segundo plano.

Acredito que a facilidade de dar acabamento com lixas, usando uma lixadeira elétrica, e a dificuldade de se obter o apropriado "fio" (gume), trasformaram este simples pedaço de metal numa ferramenta de segunda classe!

Eu não concordo com esta "visão", aliás, detesto lixar!

É verdade que em madeiras mais moles, as raspadeiras não funcionam. Porém o acabamento em madeiras duras, com raspadeira é absolutamente superior ao obtido com a sequencia interminável de lixas. A madeira fica brilhante, lisa e macia, ao contrario do resultado obtido por horas lixando!


Eu tenho dois jogos:

Um par de raspadeiras retas da Lie Nielsen e um jogo de raspadeiras curvas da Pax, adquiridas na Tools For Working Wood. Mas podem ser encontradas facilmente no Brasil!

Recentemente adquiri uma plaina raspadeira, que pretendo "estrear" no acabamento da minha bancada.


Esta é a minha ferramenta preferida para acabamento!

2 comentários:

  1. Onde posso encontrar estas raspadeiras, morro em São Paulo - Capital?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ednaldo, eu procuraria na Tollsbr e JNakao…no primeiro tem com certeza…no segundo, só ligando lá! Abs

      Excluir