domingo, 3 de fevereiro de 2013

Navegando em novos mares...


Já faz um tempo que queria me aventurar no trabalho com couro e recentemente comprei um formão Stanley Everlats antigo de 2" que não cabe no estojo onde carrego meus formões. Eu já tinha visto algumas bainhas para estes formões maiores e neste final de semana acabei me aventurando. A coisa foi meio rudimentar, sem ferramentas e apetrechos apropriados, mas valeu!

Contei com grande ajuda do passeoal do Fórum de Cutelaria Artesanal, com vários tutorias e dicas importantes.

Comecei cortando uma tira de soleta, um couro mais grosso e duro...


Aí entrou uma etapa mais complexa que eu não registrei, que foi marcar e firar cada ponto onde passei a linha...para costurar, usei um grampo de madeira, que funcionou razoavelmente...


O trabalho de costura é lento, pois mesmo com os furos já feitos foi preciso puxar a agulha com um alicate pequeno...


Depois de costurado, adicionei 4 rebites de cobre, para garantir a firmeza da costura.

Novos mares, para marinheiro de primeira viagem, até que não ficou ruim!

Logo mais vou adicionar ao blog alguns endereços interessantes que eu naveguei para entender como fazer esta bainha.

Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário