sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Eu discordo.

"Anônimo1 de fevereiro de 2013 16:39
podia ter comprado na propria incra ($49,95). Como nao colocam na nota o valor do frete ($27), com o doalar a 2,03 no seria taxado e pagaria 156,20. Os preços da brasil tools sao muito caros tenha em vista um kreg jig r3 que la sai a 290 e importando da woodcraft ($ 40) com frete sai a 120 reais. O oportunismo no Brasil impera e ainda tem muito o que melhorar
ResponderExcluir"
Um leitor anônimo postou o comentário acima no post "Esquadro Incra 7": preço lá e cá".

Eu realmente poderia ter comprado em vários outros lugares, que não declaram o valor e, assim, não pagaria os impostos. Isto estava no post, mas decidi fazer diferente e comprar regularmente, pagando impostos e por isto comparei com o preço da Amazon, que só entrega no Brasil mediante pagamento de impostos. Cada um compra como quiser, eu já comprei e recebi mercadorias sem ser tributado e, neste caso, é uma questão de sorte. Até ai, estamos de acordo.

A discordância está na conclusão: "(...) Os preços na Brasil Tools são muito caros (...) O oportunismo no Brasil impera"

Esta é uma generalização simplista e, na minha visão, erronea.

Os preços são caros? Sim, são.

É lucro ("oportunismo") do comerciante? Não necessariamente.

Eu mostrei na simulação de compra da Amazon o quanto pagamos de impostos...o que não fica explicito quando compramos qualquer coisa no Brasil*. Como demonstrado no post, 48% do preço final são impostos! Ou seja, se o pessoal da ToolsBr paga os impostos, o lucro deles não é tão grande assim e dai a chama-los de "oportunistas" é me parece leviano. Na minha compra, recebi nota fiscal.

"Oportunista" e "caro" é o nosso governo que cobra 48% do preço final em quase todos produtos que compramos...

Eu fiz a opção de receber em casa depois de três dias, com risco baixo de extravio, pagando em reais e se quisesse parcelaria em X vezes, o que para mim, foi interessante.

Cada um compra como quer!

Henrique

* Foi aprovado na camara e no senado, depois de mais de 10 anos de "gaveta", o projeto de lei que obriga que seja discriminado na nota fiscal o quanto foi pago em impostos (como nos EUA e Europa). Até agora a nossa Presidente não sancionou a lei. Por que será??



7 comentários:

  1. Henrique, eu discordo, mas não totalmente.
    Acho importante termos distribuidores brasileiros para as emergências, aquelas coisas que você precisa para ontem.
    Então, pela falta de organização, algumas vezes precisamos nos sujeitar a pagar os valores absurdos cobrados por aqui, e não falo exclusivamente da ToolsBR, e sim do Brasil em geral.
    Quanto ao oportunismo da ToolsBR, existe sim, essa loja passou a contar na minha lista das quais nunca irei comprar na Black Friday de 2012. Havia um jogo de formões da Narex que estava por R$800,00. No dia da Black Friday passou para R$880,00 e no dia seguinte já voltou para R$800,00.
    Estava disposto a comprar esses formões, por isso vinha acompanhando os preços e queria aproveitar a promoção.
    Uma loja que maquia o preço durante uma promoção é sim oportunista, e não deve receber nosso dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio,
      vamos por partes:

      Tudo no Brasil é mais caro. É tudo lucro? Não necessariamente, porque pagamos impostos demais (no caso do esquadro eu mostrei que o custo na Amazon era $57,00 e impostos eram $55,00). Quando você compra aqui (um rolo de papel higiênico ou um carro), pagamos IPI, ICMS, PIS, Confins e tantos outros tributos e taxas que o preço vai às alturas. Exceção feita nos casos de isenções ou contrabando.

      A intenção era mostrar que há um limite no preço e, à partir do qual, importar direto, embora seja mais barato, requer alguns riscos adicionais (pagar impostos, atrasos da alfandega, extravio, ect..) e não fazer proopaganda desta ou de outra loja.

      Quanto à "promoção Black Friday" eu não acompanhei e não posso fazer nenhum tipo de juízo. Não quero ser arbitro neste assunto e, se houve este problema, você deveria escrever direto para eles colocando todos estes pontos. Se ocorresse comigo, agiria desta maneira e se não recebesse resposta satisfatória, não compraria mais nada na loja (em nenhuma data).

      Eu não sou sócio e muito menos patrocinado, mas achei muito legal a iniciativa do pessoal de montar a ToolsBr e por isto mostrei a loja aqui. Eu nunca tive problemas com eles nas duas compras que fiz.

      Ainda bem que temos chance de escolher entre comprar aqui ou lá fora. Eu faço esta conta antes de comprar, e aí vai de cada um saber qual a melhor opção. Uso ainda uma calculadora de custo de importação (http://fergonez.net/variados/impostos.php) como ferramenta para avaliar o que vale mais a pena. Lá você vai ver quanto pagamos de impostos...

      Vamos andar para a frente!

      Abraços,

      Henrique



      Excluir
  2. Eu concordo com o anonimo os preços no brasil sao oportunistas e caros. comprei um multimark gauge da incra por 15 dolares com o frete e nota fiscal saiu a 62 reais. Na tools br sai a 130.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Jose,

      a idéia do post inicial era mostrar que a partir de um determinado preço valeria a pena comprar aqui ante a importar direto. Eu fiz questão de mostrar a possibilidade de importar direto e que ficaria mais barato, apesar da demora e dos riscos (extravio ou ser tributado), mas parece que esta parte foi ignorada por alguns.
      Não sou patrocinado nem tenho negócios com o pessoal da ToolsBr e tampouco sei ou quero saber qual a margem de lucro deles. Já troquei mensagens com eles, através do GDM, e não tenho nenhuma reclamação a fazer.
      Porém aqui virou um forum de reclamaçoes e comparaçoes que não cabem, e se não sou pago para falar bem, não quero ser veículo para falarem mal desta ou outra loja. Acho que já existem vários canais para este fim.

      Ja fui, inclusive, chamado de "mentiroso", o que eu não posso aceitar.

      Tinha em mente fazer um post mostrando quando vale a pena importar direto e quando vale a pena comprar aqui, mas já vi que vai dar tanto "pano para a manga" que é melhor passar longe deste assunto.

      FIca o abraço
      Henrique

      Excluir
  3. Obrigado pelo link da calculadora, fergonez, apesar de comprar sempre la fora eu nao conhecia. Morei em minas e atualmente moro no parana. O trite la de minas que ainda tem 18% sobre o total, é imposto sobre o imposto ja cobrado. Doi o coração e o bolso. O maior oportunista de todos? o governo.

    ResponderExcluir
  4. Jose,

    Este site calcula para importação direta.

    Tem um outro site do ministerio da fazenda que calcula custos, mas para empresas.

    E como você bem disse, os impostos incidem em cascata, sobre o produto, o frete e depois imposto sobre o imposto...uma coisa bizarra...

    A regra de importação direta é uma brecha para compras até US$ 50,00 (mercadoria + frete), com destinatario Pessoa Fisica e trazido pelo correio regular (USPS nos EUA, por exemplo).

    Se vier de UPS, FedEx, DHL ou outro, é tributado e o transportador recolhe o imposto e você o reembolsa.

    Se vier de correio, fica na dependência da fiscalização da Receita Federal...e aí é um pouco "loteria", e normalmente leva semanas...e se for taxado, 60% de Imposto de Importação mais IPI, ICMS, etc...

    O pior de tudo é pagar impostos e não receber nada em troca...não temos segurança, não temos saúde, não temos educação e nossa indústria está em frangalhos.

    Vamos em frente!

    ResponderExcluir