sábado, 28 de abril de 2012

Plainas de madeira



Eu tenho algumas plainas de madeira. São plainas de rebaixo, algumas de moldura e outras de topo.



Como são plainas que eu herdei do meu Tio Antonio, eu dei uma boa limpeza, afiei as lâminas, mas acabei não usando. Pelo menos até o momento!

Ainda são bastante fáceis de se encontrar no mercado de usados, e uma visita no MercadoLivre é o caminho mais básico.

Não há fabricantes estabelecidos no Brasil (que eu saiba!), mas já ví vários projetos executados por membros do GDM.

Nos EUA alguns fabricantes são bem conhecidos e, em alguns casos, suas plainas custam caro, como as plainas da Old Street Tools e mais recentemente do MS Bickford. Na Austrália as plainas do HNT Gordon e na Alemanha as plainas E.C. Emmerich também são bem conhecidas.

Estes são apenas alguns nomes, pois ainda existem os ingleses, as japonesas e chinesas.

No campo das raridades estão as plainas feitas pelo James Krenov, falecido em 2010, e que nunca ví para vender. Se aparecer a fila de "loucos" pagando fortunas será bem grande!

Uma busca nos sites da Popular Woodworking, da Fine Woodworking e do GDM é suficiente para encontrar projetos, tutoriais e fornecedores de suprimentos para fazer a sua própria plaina.

Final de semana está aí para isto! Fuçar...

Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário