domingo, 31 de julho de 2011

Ferramentas no Brasil


No Brasil temos 3 opções: ferramentas nacionais, ferramentas importadas e ferramentas antigas.

As ferramentas nacionais, salvo raríssimas excessões, são de baixíssima qualidade. O que ainda se produz aqui, para competir com as chinesas e indianas, acaba sendo de baixa qualidade.

Das importadas, temos as feitas na China, na India ou alguma outra de algum lugar diferente (Portugal, por exemplo), mas também de qualidade mediana.

Boas ferramentas antigas são conseguidas com muito esforço de busca e muita sorte, senão caímos novamente em ferramentas ruins ou mal cuidadas. As feiras de antiguidades e sites de leilões são fonte para estas ferramentas.

Não temos chance de comprar ferramentas importadas, de qualidade, por preços honestos. Temos que pagar quase 100% em impostos se fizermos tudo direito. São impostos em cascata e ainda incidentes até sobre o custo do frete!

A tributação, disfarçada de proteção à indústria nacional, criou este círculo vicioso, ninguém investe em ferramentas de qualidade, porque são caras, então ficamos entalados com tanta porcaria. Para competir os nacionais passam a fazer porcarias, e os importadores trazem ainda outras porcarias e assim vai.

Quando será que vamos poder optar por uma Lie Nielsen, por uma Veritas ou mesmo a Stanley trará ferramentas decentes para o país?

Vamos lutar! Vamos em frente!

Um comentário: