quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Projeto de banco 3


A madeira tem uma rachadura e é preciso estabilizar e parar que a rachadura aumente. Eu escolhi a técnica da "arikata", que são estas "borboletas" que por ação mecânica estabilizam a madeira, evitando que a rachadura avance ou que a madeira quebre de vez.


As borboletas foram feitas de imbuia, que é uma das minhas madeiras preferidas. Pelo cheiro, textura, facilidade de trabalhar, principalmente com ferramentas manuais.


As "borboletas" foram desenhadas de forma que armonizem em tamanho com o tampo...depois de desenhadas, cortadas e finalizadas na grosa/lima e lixa, eu defino onde eu colocarei as mesmas...


Faço o entalhe para "enxertá-las" com o formão...


E quando estão bem justas eu colo e ponho na pressão do grampo.


Depois de coladas, eu uso uma plaina para nivelá-las com a superfície da prancha...



Com o acabamento, as "arikatas" acabam chamando bastante a atenção


Vamos em frente

Nenhum comentário:

Postar um comentário